O Memorial Aeroespacial Brasileiro – MAB foi criado em 19 de fevereiro de 2004 por iniciativa do Major-Brigadeiro do Ar Tiago da Silva Ribeiro para divulgar e preservar a história do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA.
O DCTA é reconhecido na comunidade científica brasileira e internacional, sendo considerado atualmente um dos mais importantes centros de ensino, pesquisa e desenvolvimento do setor aeroespacial na América Latina e em todo o mundo.
O PLANO MUSEOLÓGICO
O Estatuto dos Museus Brasileiros indica que “é dever dos museus elaborar e implementar o Plano Museológico”. O texto esclarece que:
"O Plano Museológico é ferramenta básica de planejamento estratégico, de sentido global e integrador, indispensável para a identificação da vocação da instituição museológica, para a definição, o ordenamento e a priorização dos objetivos e das ações de cada uma de suas áreas de funcionamento, bem como fundamenta a criação ou a fusão de museus, constituindo instrumento fundamental para a sistematização do trabalho interno e para a atuação dos museus na sociedade. (Estatuto dos Museus Brasileiros. Lei 11 904/2009 art. 44 e 45)."
Em outras palavras, a elaboração do Plano Museológico é necessária para:
- Construir a visão de futuro, missão e objetivos principais de um Museu;
- Mostrar com clareza quais serão as necessidades da instituição;
- Organizar o trabalho interno da instituição;
- Definir prioridades para a realização de despesas e elaboração de projetos;
- Organizar a proposta orçamentária;
- Justificar para terceiros despesas e investimentos a serem realizados.
Redes Sociais